
Com cerca de 70.000 quilomêtros quadrados na costa sul da Bahia, a região dos Abrolhos compreende um mosaico de ambientes marinhos e costeiros margeados por remanescentes de Mata Atlântica, incluindo recifes de coral, fundos de algas, manguezais, praias e restingas. Internacionalmente conhecido como a área de maior biodiversidade no Atlântico Sul, Abrolhos abriga várias espécies endêmicas (que só ocorrem ali), incluindo o coral-cérebro, crustáceos e moluscos, além de tartarugas e mamíferos marinhos ameaçados de extinção, como as baleias-jubarte.
A região também se destaca do ponto de vista econômico, apresentando a maior produção pesqueira da Bahia, responsável pelo sustento de mais de 20.000 pessoas. Importantes unidades de conservação foram criadas para resguardar a biodiversidade da região e garantir sua sustentabilidade: o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, os Parques Nacionais do Descobrimento, do Monte Pascoal e do Pau Brasil, a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau, além de UCs estaduais, municipais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).
Para proteger este relevante patrimônio natural, a CI-Brasil, em conjunto com parceiros-chave, desenvolve um amplo plano de ação, iniciado em 1996 com a criação do Projeto Abrolhos. As atividades incluem a criação e a implementação de áreas marinhas protegidas, a pesquisa e o monitoramento da biodiversidade marinha, bem como atividades de informação e educação ambiental.
Conservação Internacional do Brasil



Nenhum comentário:
Postar um comentário