O termo LIFO corresponde à contração de “Life Orientations”(Orientações de Vida).
Como resultado de nossas experiências de vida e aprendizado, cada um de nós desenvolve um perfil ou conjunto de orientações único e característico, como dizem os autores do livro Gerenciando suas Forças , Alan Katcher P.h.D. & Kenneth Pasternak, traduzido por Ane Araujo, Sócia-Diretora da Marcondes & Consultores Associados.
O método LIFO evidencia o paradoxo: “ A fraqueza é o uso excessivo das forças ”!
• Você já pensou que seus aparentes defeitos podem ser apenas o resultado do uso excessivo de suas competências?
• Já lhe ocorreu que, para aumentar seu sentimento de realização e sucesso efetivo, basta reduzir o uso de suas forças, ou seja, fazer menos?
• Você já imaginou como seria trabalhar em um ambiente onde todos sabem aceitar, valorizar e utilizar ao máximo as competências uns dos outros?
Algumas conclusões interessantes que o Método Lifo nos traz:
Seja quem você é e não lamente não ser quem você não é. A vida pode ser muito mais simples se você mostrar exatamente quem você é, ao invés de passar o dia inteiro tentando atender às expectativas dos outros sobre você.
Se você despender muito tempo acusando-se pelo que não é, você vai desperdiçar uma parte preciosa da sua vida e não vai chegar ao seu destino. Ninguém é perfeito e não é possível ser todas as coisas para todas as pessoas.
As pessoas podem fazer a mesma coisa de modos diferentes por diferentes razões, mas todas podem atingir resultados. É a essência da diversidade.
Quanto mais você dá valor a si mesmo e ao progresso que você está fazendo nas suas relações, maior será o seu sucesso e senso de valor pessoal.
Nós temos o poder de modificar ou ajustar a forma como nos comportamos. Você não precisa necessariamente mudar quem você é, mas pode aprender a gerenciar melhor as forças que já possui.
Desde pequenos, aprendemos a famosa “Regra de Ouro” das relações: Trate os outros como você gostaria de ser tratado. A tendência é darmos os presentes que gostaríamos de receber. Sem desmerecer este importante preceito, o método LIFO recria a fórmula, dizendo: “Trate os outros como eles gostariam de ser tratados”. Veja como faz a diferença dar o presente que o outro gostará de receber...
Para ser efetivo, você deve conhecer os outros – compreender suas necessidades, preocupações, percepções e valores – e agir de acordo com este conhecimento.
Artigo na íntegra http://www.antonioamorim.com.br/artigos/lifo.html
domingo, 17 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário