quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Índia - Situação Religiosa



Diversidade Religiosa da Índia:

Hinduísmo: Em nenhum outro país, a política e a fé se apresentam tão misturadas quanto na Índia. Berço de algumas das maiores religiões do mundo, como hinduísmo e budismo. O hinduísmo é a religião majoritária da Índia e representa 79,83% da população. Em termos do número de adeptos, é a maior religião da Ásia e uma das mais antigas crenças existentes. O hinduísmo popular é extremamente idolatra com um panteão de 33 milhões de deuses e 250 milhões de vacas sagradas. O hinduísmo tem muitos livros sagrados e prega que todos passam por uma série de nascimentos ou reencarnações, que eles chamam de "samsâra" (transmigração da alma) e que segundo eles conduzem à "salvação espiritual". A cada nascimento, você pode se aproximar ou se distanciar da iluminação, dependendo do seu karma.
A religião hindu tem três práticas básicas: são puja ou adoração, a cremação dos mortos e as regras do sistema de castas. O hinduísmo não é uma religião proselitista já que não se é convertido: nasce-se ou não hindu.
Muçulmanos: Os muçulmanos são cerca de 12,50% da população (eles dizem ser 14%). Há mais de 126 milhões de muçulmanos na Índia, o que faz do país o segundo maior país muçulmanos do mundo, atrás somente da Indonésia. O islamismo é a religião dominante nos países vizinhos ao Paquistão e Bangladesh, e há uma maioria muçulmana em Jammu e Kashmir. A influência muçulmana na Índia é particularmente marcante no campo da arquitetura, das artes e da culinária.
Sikhs: Os Sikhs 1,92% (mistura de islamismo e hinduísmo). Há 19 milhões de sikhs no país e eles ficam predominantemente no Punjab. A religião foi criada para reunir o melhor do hinduísmo e do islamismo. Suas bases são similares, mas os sikhs são contra as distinções das castas. O santuário sagrado da religião sikh é o seu Templo Dourado, em Amritsar. Budistas: São 0,8%. O budismo foi fundado no norte da Índia em aproximadamente 500 a.C. e espalhou-se rapidamente quando o imperador Ashoka o abraçou, mas foi gradualmente reabsorvido pelo hinduísmo. Hoje os hindus têm no Buda uma outra encarnação do deus hindu Vishnu. Há agora apenas 8,1 milhões de budistas na Índia, e importantes locais budistas no norte, como Bodhgaya, Sarnath (perto de Varanasi) e Kushinagar (perto de Gorakhpur) são conhecidos locais de peregrinação.
Jains: São 0,35%. A religião jainista começou como uma tentativa de reformar o hinduísmo bramânico. Foi criada simultaneamente ao budismo, e por muitas das mesmas razões. Os jainistas são agora apenas 3,5 milhões aproximadamente e estão predominantemente no oeste e sudoeste da Índia. A religião nunca encontrou adeptos fora da Índia. Os jainistas acreditam que o universo é infinito e não foi criado por uma divindade. Eles crêem também em reencarnação e salvação espiritual, se for seguido o caminho dos profetas jainistas.
Parsis: São 0,02% na Índia e em rápido declínio. Os primeiros zoroastrianos chegaram na costa oeste da Índia em 936 d.C., forçados a sair de sua terra natal no Irã pela perseguição da invasão árabe islâmica. Até 1477 d.C. eles perderam todos contatos com o Irã e nos últimos 300 anos eles tem mantido contato com zoroastrianos persas através de continua troca de cartas. Embora eles sejam uma pequena minoria, aproximadamente 150.000, regularmente nas cidades eles estão concentrados. Eles tem tido uma proeminente influência econômica e social, especialmente no oeste da Índia. Uma das maiores e mais tradicionais indústrias da Índia "Tatas" pertencem aos parsis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário